Artrite reumatoide e artrose podem levar à incapacidade funcional dos pacientes. Entenda as diferenças e os sintomas destas afecções articulares.
A artrite reumatoide e a artrose são doenças das articulações que podem atingir desde crianças até idosos. Apesar do nome parecido, existem diferenças entre elas. A artrite reumatoide é uma doença autoimune, associada à predisposição genética e que leva à degeneração das juntas do corpo. Já a artrose é um desgaste crônico da cartilagem das articulações causado pelo envelhecimento, mas também pode ocorrer em pessoas mais jovens, principalmente após traumas.
O médico Vitor Mendes (CRM/SP 146462) conta que as dores causadas pela artrite reumatoide e artrose são comuns nos dedos das mãos e pés, quadris, joelhos e até coluna. Ambas podem levar à incapacidade funcional, e por isso, devem ser tratadas assim que os sintomas aparecerem. “O primeiro passo é fazer o diagnóstico correto, quais articulações estão inflamadas e se há deformidade”, afirma.
Artrite reumatoide e artrose: rigidez, limitação dos movimentos e inchaço
Os sintomas da artrite reumatoide e da artrose são parecidos. Rigidez no local dolorido, limitação dos movimentos e inchaço são alguns sinais. “O diagnóstico precoce é essencial para ajudar no tratamento das inflamações, no controle da dor e na prevenção da incapacidade funcional dos pacientes”, afirma o médico.
O avanço das inflamações desgasta a cartilagem articular, causando deformidades e dificuldade para realizar atividades e movimentos. Os exames recomendados por um médico, como radiografia, ressonância magnética e tomografia, ajudam no diagnóstico e na escolha dos procedimentos terapêuticos.
Tratamentos da artrite reumatoide e artrose
O tratamento da artrite reumatoide deve ser guiado por um médico reumatologista e geralmente inclui o uso de medicamentos que atuam no controle da doença, visando minimizar o avanço da inflamação e dos danos. Sessões de fisioterapia também ajudarão o paciente a aliviar as dores e adaptar a rotina.
No caso das artroses, não há um remédio que impeça sua evolução. Em estágios mais leves e iniciais, o tratamento visa o controle dos sintomas, principalmente da dor. Mas em estágios mais graves e que geram muita limitação para o paciente, a intervenção cirúrgica pode ser indicada.
Artrite reumatoide e artrose: alívio da dor com medidas simples na rotina
Algumas medidas simples na rotina podem aliviar a dor de pacientes com artrite reumatoide e artrose. Repousar durante períodos do dia e depois de atividades que demandem esforço da região dolorida, ter cuidado ao sentar, andar, levantar e mover objetos, evitando posições forçadas que sobrecarreguem as articulações, são algumas recomendações do médico Vitor Mendes.
Ele cita outras 3 dicas fundamentais para aliviar a dor e ajudar no tratamento:
– Evite atividades com impactos repetitivos e sobrecarga de pesos para preservar as articulações;
– Com orientação médica, pratique exercícios que fortaleçam a musculatura para dar estabilidade às articulações, mas sem sobrecarregá-las.
– Controle o ganho de peso corporal com a adoção de uma alimentação saudável, ajudando a não sobrecarregar as articulações e os ossos.