Conheça procedimentos minimamente invasivos, conhecidos como infiltração, que ajudam a diminuir incômodo ou no pré-operatório.

Infiltração facilita tratamento de dor articular crônica de quadril

Conheça procedimentos minimamente invasivos usados com sucesso para diminuir incômodo ou no pré-operatório como o usado pelo cantor Wesley Safadão

Quando se preparava para um show no último dia 25 de junho, o cantor Wesley Safadão sentiu uma dor extrema na coluna. Era uma hérnia de disco que incomodava até ao respirar. O artista teve de cancelar a agenda de shows e foi submetido a um procedimento médico chamado bloqueio, ou infiltração, que é quando uma medicação, seja um anti-inflamatório ou um anestésico, é aplicada diretamente no local inflamado.

Com o bloqueio, Safadão teve melhora sensível no quadro de dor e conseguiu aguardar sem tanto sofrimento a cirurgia que foi realizada dias depois. O procedimento é feito em centros cirúrgicos, mas dependendo do caso também é realizado em consultório médico.

Infiltração: Polivalente

Assim como na coluna, a infiltração pode ser feita em outras partes do corpo, como no quadril. E, dependendo da situação, consegue adiar a intervenção cirúrgica por um tempo maior. “Quando é muito tarde para o paciente tratar com medicações orais e cedo demais para ele ser levado para o centro cirúrgico, uma excelente alternativa é a infiltração”, afirma o médico ortopedista Vitor Mendes.

As dores crônicas de quadril podem ser bastante perturbadoras e decorrem de duas situações principais:

  • Desgaste da cartilagem (artrose)/
  • Inflamações de tendões e da bursa em seu entorno (tendinites e bursites). 

Ácido hialurônico

Não são utilizados apenas anestésicos e anti-inflamatórios. No caso das artroses, cada vez mais os médicos estão aplicando ácido hialurônico direto na cartilagem. É a chamada viscossuplementação. Essa substância é fabricada pelo próprio corpo e funciona como uma espécie de lubrificante, que amortece o atrito das articulações. 

A produção do ácido hialurônico vai diminuindo conforme a pessoa envelhece ou conforme o desgaste articular aumenta e gera dor. Uma alternativa de tratamento é a infiltração, feita em consultório do médico com ajuda de um equipamento de ultrassonografia, que guia a colocação da agulha no local exato. Os efeitos no controle da dor duram de seis meses a um ano.

Infiltração ou cirurgia

A indicação principal para a infiltração com ácido hialurônico é a artrose, mas tem sido utilizado também em casos de artrite reumatóide, lesões labrais e impacto femoroacetabular. Após a aplicação, o paciente pode retornar imediatamente às suas atividades. 

“O ácido hialurônico serve para casos em que os suplementos de via oral não funcionam, para quem não quer ou não pode tomar anti-inflamatórios e para quem quer adiar uma cirurgia ou não tem condições clínicas de ir para um centro cirúrgico”, conta o ortopedista. 

É preciso ficar claro, porém, que a infiltração não substitui a cirurgia, que é a solução definitiva para os casos mais graves. 

Injeção de corticóides

Outro problema que pode ser tratado com infiltração é a bursite trocantérica, caracterizada pela dor lateral do quadril. Mas, neste caso, a substância a ser aplicada são os corticoides, que reduzem a inflamação. 

Esses medicamentos podem ser associados a um anestésico local, para alívio imediato da dor. “Da mesma forma, a injeção não deve ser utilizada como forma única do tratamento. Precisa estar associada à fisioterapia e à atividade física para reforço muscular”, diz Mendes.

Segundo o médico, também neste procedimento, que é chamado de drilling, é necessário o uso de equipamento de ultrassonografia, para que a aplicação seja feita no ponto certo da inflamação. A bursite trocantérica pode ser causada por vários fatores, mas normalmente está relacionada com sobrecarga e trauma na região lateral do quadril.

Compartilhe

O que dizem os
pacientes?

Visite meu perfil e conheça as opiniões dos pacientes sobre o meu trabalho.