Osteonecrose afeta a bacia e prejudica a qualidade de vida
A necrose é a morte das células, tecidos ou órgãos do corpo provocada, geralmente, pela falta de sangue irrigando e levando nutrientes à região. Também podem causar a necrose fatores externos como a ação de um agente químico ou biológico, lesões causadas por traumas ou temperaturas extremas e até mesmo em consequência de cirurgias, entre outros. O problema pode atacar qualquer parte do corpo, incluindo a cabeça do fêmur, provocando dores ao se movimentar na nádega, virilha ou na região trocantérica (lateral da bacia). São casos em que é chamada de osteonecrose ou necrose na cabeça femoral.
Os corpos dos seres vivos são compostos de células que envelhecem e morrem, sendo substituídas por outras novas. Este processo natural, entretanto, é chamado de apoptose e se diferencia da necrose por ser algo “programado” pela natureza, uma vez que estas células mortas são reabsorvidas em um processo denominado autólise. Neste caso, não há a morte do tecido, mas a sua renovação.
No caso da necrose, as células morrem porque as suas funções orgânicas e seus processos metabólicos são encerrados, sem a renovação dos tecidos, gerado por processos externos e quase sempre associados a inflamações e processo degenerativos.
O que é a osteonecrose
A necrose da cabeça do fêmur é denominada osteonecrose e acontece quando há um comprometimento do fluxo sanguíneo na região. Também chamada de necrose avascular ou asséptica, provoca o enfraquecimento dos ossos e pode levar ao afundamento da cabeça do fêmur e à perda de seu formato esférico, provocando as dores na articulação.
A doença atinge pessoas jovens, na maioria das vezes por volta dos 30 anos, ocasionando a perda da qualidade de vida, afetando as atividades laborais e de lazer.
Ela é comum em pacientes que necessitaram de altas doses de corticoides, que é utilizado para o tratamento de diversas doenças. O exagero no consumo de álcool também é relacionado à osteonecrose, assim como doenças pré-existentes, como anemia falciforme e AIDS.
Existe, também, a possibilidade de ser consequência de algum trauma, como uma fratura ou luxação na região. Entretanto, em alguns casos, a causa é desconhecida.
Osteoporose: Sintomas e diagnóstico
A necrose óssea do quadril é identificada devido às dores que provoca ao movimentar as pernas, no ato de pisar. O diagnóstico precoce ajuda a um tratamento eficaz e pode evitar que a doença evolua para níveis mais graves, provocando dores até mesmo durante o repouso e levando o paciente à incapacidade.
A ressonância magnética pode indicar o diagnóstico nos primeiros dias de interrupção de fluxo sanguíneo. Por outro lado, em estágios mais avançados, um simples exame de radiografia já é suficiente, pois evidencia as primeiras alterações na cabeça do fêmur.
Como é o tratamento da osteonecrose?
O tratamento da osteonecrose femoral baseia-se em sua extensão e na ocorrência do achatamento da cabeça do fêmur. Geralmente, é necessária intervenção cirúrgica.
Quando não existe achatamento ou outra deformidade, é utilizada a técnica da descompressão, que reduz a pressão dentro do osso para estimular o retorno da irrigação sanguínea e, consequentemente, sua formação, mantendo a articulação.
Em casos em que há deformidade na cabeça do fêmur, é necessária uma artroplastia do quadril, para substituir a articulação. A artroplastia total é a colocação de uma prótese no quadril, o que dá ótimos resultados no controle da dor e na retomada das atividades cotidianas.
QUEM SOU EU
Dr. Vitor Trazzi
Ortopedia e Cirurgia de Quadril - CRM/SP 146462
Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) Residência em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)
Especialização em cirurgia de quadril pelo Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo (IAMSPE)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
Ortopedista e Cirurgião de Quadril da AltaCasa Clínica Médica
Médico Especialista em Quadril do Hospital São Camilo – Unidade Santana
Especialista em Quadril da Equipe de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Ortoville Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista e Traumatologista do Hospital Estadual de Franco da Rocha
Entre em contato
Envie seus dados de contato para agendar seu ortopedista agora mesmo ou agende pelo WhatsApp.
LOCALIZAÇÃO
Onde atendo
Clínica Vinca
R. Joaquim Floriano, 820 - conjunto 31 -
Itaim Bibi, São Paulo
(11) 99266-9790
